Descubra agora 4 dicas de como a sua empresa pode reduzir os impactos ambientais 

A sustentabilidade no mundo empresarial é uma pauta que vem crescendo a cada dia, principalmente quando falamos sobre iniciativas em ESG.

Uma empresa atenta às pautas sustentáveis, além de estar contribuindo para um futuro melhor para as próximas gerações, também será vista como uma marca que se preocupa com a preservação do planeta. 

Contudo, por vezes, pensar em uma solução que possa mudar toda uma realidade não é uma tarefa fácil. Por isso, hoje a SDW vem te ajudar com 4 dicas de como a sua empresa pode reduzir impactos ambientais e ainda promover seu novo no mercado. 

1 – Mapeie a geração de resíduos

Realizar o mapeamento de resíduos que serão utilizados nas fábricas é o primeiro passo para entender o que podemos fazer para reduzir impactos e melhorar nossa situação com o planeta. Logo, é importante avaliar os setores que mais desperdiçam matéria-prima, como são suas formas de descarte e pensar em melhores formas de reduzir o lixo.

Alguns dos impactos associados aos resíduos são: proliferação de vetores, contaminação das águas superficiais e subterrâneas, este último principalmente pelo chorume, poluição atmosférica, contaminação do solo, entre outros.  

2 – Saiba quais tipos de resíduos sua empresa produz

Identificar os tipos de  resíduos que sua empresa produz é uma etapa extremamente importante para o gerenciamento residual na sua empresa e para a redução de impactos. Conhecer os tipos de resíduos que sua corporação mais produz durante o dia a dia de trabalho é indispensável para um empreendedor preocupado com questões ambientais. 

Abaixo seguem as principais classificações de resíduos, segundo a NBR 10004/04:

  • classe I – resíduos perigosos: apresentam periculosidade.
  • classe II A – resíduos não inertes: são aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I, e possuem propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
  • classe II B – resíduos inertes: Possuem baixa capacidade de reação, podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.

Ao possuir o conhecimento prévio dessas classificações, a destinação será feita de maneira adequada dependendo do tipo de resíduo produzido. Assim, espera-se que essa atitude venha reduzir os impactos causados no meio ambiente.

3 – Utilize os 5Rs

5 RS: MUDAR OS HÁBITOS É PENSAR NO MEIO AMBIENTE - Posts

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, e consequentemente reduzir impactos ambientais fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

  • Repensar: Refletir acerca dos impactos ambientais.
  • Reduzir: Cortar excessos e diminuir a geração de resíduos.
  • Recusar: Evitar consumo exagerado, trabalhando apenas com o necessário. 
  • Reciclar: Transformar resíduos usados em uma matéria prima nova. 
  • Reutilizar: Dar utilidades novas aos materiais que julgamos inúteis. 

4 – Repare na comunidade próxima a sua empresa

Como falamos mais acima, muitas empresas têm o interesse de ajudar a reduzir os impactos e melhorar a vida no planeta, no entanto, além de não saberem como começar, muitas não têm ideia da diversidade estrutural vivida pelos profissionais nas fábricas e os moradores de comunidades próximas. 

Existem diversos municípios ao redor de grandes empresas que têm sofrido com os impactos ambientais nocivos que muitas delas causam.  São solos ácidos, rios poluídos, pessoas doentes por fazerem uso de água contaminada e dejetos jogados a céu aberto, promovendo mais internações em regiões com alta vulnerabilidade social e provocando diversas mortes.  

É importante enxergar que quando falamos de impactos ambientais, argumentamos para além da natureza e sua biodiversidade, apontamos também a vida de diversas pessoas que todos os dias sofrem com as consequências de uma desigualdade social agressiva e que necessita ser resolvida. 

Nós da SDW trabalhamos com tecnologias sociais capazes de prevenir doenças, e levar água potável, dignidade e saneamento básico à diversas zonas do semiárido que sofrem com tanto descaso. E a sua empresa pode nos ajudar a causar uma marca positiva na região onde atua.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos projetos, e nos ajude a transformar essa realidade. 

Acesse nossos canais para conhecer mais:

Site: www.sdwforall.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sdwforall

 

Compartilhe

editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *