Quase 90% dos brasileiros compram mais de empresas sustentáveis. Você já sabia disso?

Durante os últimos anos temos sentido e visto diversos impactos ambientais. E é fato que para resolvermos esse problema precisamos unir esforços e fazer a nossa parte. Como cidadão e como empresas também! 

De acordo com uma pesquisa recente da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer as suas compras, ou investimentos. E 70% deles dizem não se importar em pagar mais por isso. Desse modo o estudo (que você pode conhecer melhor aqui ) demonstra que brasileiros compram mais de empresas sustentáveis.

Medidas como redução e reciclagem de resíduos e recursos podem ser fatores decisivos na tomadas de decisão entre os consumidores. Isso se baseia na afirmação de consumidores de que empresas que se preocupam com o meio ambiente e com os impactos que elas vão trazer ao planeta são mais confiáveis. 

Além dessas medidas a nível interno, o investimento em projetos que beneficiem comunidades próximas ao empreendimentos e/ou com impactos coletivos também configuram iniciativas positivas.

Como ações sustentáveis impactam as empresas?

Consequentemente, ter uma atuação engajada influencia positivamente os resultados das organizações. Conforme a pesquisa Nielsen, as marcas sustentáveis cresceram 4% a mais em 2015 do que as que não praticam desse tipo. Globalmente, 65% do total das vendas foi gerado por companhias com responsabilidade social.

Em negócios sustentáveis, minimizar o impacto ambiental é uma busca constante. E existem várias maneiras de diminuir esses efeitos no meio ambiente. Dentre eles estão a reciclagem de lixo e resíduos, a diminuição do uso de papel, a não utilização de copos e outros objetos descartáveis e a reutilização da água, além da diminuição do consumo de energia elétrica.

Por trás de tudo isso está a responsabilidade social — uma forma de levar as atividades empresariais pensando na sociedade e no meio ambiente, sem deixar de lado os indicadores positivos de negócio. Assim, há redução de custo, melhoria da produtividade, e crescimento da receita.


A responsabilidade social corporativa e seu papel na sustentabilidade das empresas

Embora o mundo digital tenha profunda influência ditando grande parte das tendências de responsabilidade social, moldando e formalizando o que se espera em relação a uma postura de maior comprometimento com os impactos que estas companhias geram, este conceito está presente na sociedade há décadas, muito antes das manifestações digitais.

É necessário que as empresas façam mais do que a obrigatoriedade prevista em lei; Para ser socialmente responsável, e repensar a postura adotada a fim de fomentar ações benéficas para toda a sociedade.

Nesse sentido, o desenvolvimento da responsabilidade social dentro de uma companhia deve passar, primeiramente, pela construção da cultura ética organizacional e deve estar orientado para políticas internas e externas. 

A responsabilidade social corporativa, portanto, diz respeito à maneira como uma empresa lida com o capital humano, ou seja, com as pessoas, em diferentes esferas e contextos.

De forma geral, é crucial que toda empresa que deseja perpetuar sua marca incorpore em sua estrutura organizacional a prática da responsabilidade social, ciente de que o caminho para o sucesso traz, ainda, inúmeros benefícios à sociedade. Conheça alguns dos benefícios e como o mercado está lidando com essa prática neste blog.

A sua empresa possui ações sustentáveis? 

Já pensou em investir em responsabilidade social, ajudar milhares de famílias e ainda ver os números da sua empresa crescerem? 

Com a SDW isso é possível! Conheça nossos produtos e projetos e escolha tornar a sua empresa responsável e sustentável

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *