Quase 90% dos brasileiros compram mais de empresas sustentáveis. Você já sabia disso?
Durante os últimos anos temos sentido e visto diversos impactos ambientais. E é fato que para resolvermos esse problema precisamos unir esforços e fazer a nossa parte. Como cidadão e como empresas também!
De acordo com uma pesquisa recente da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer as suas compras, ou investimentos. E 70% deles dizem não se importar em pagar mais por isso. Desse modo o estudo (que você pode conhecer melhor aqui ) demonstra que brasileiros compram mais de empresas sustentáveis.
Medidas como redução e reciclagem de resíduos e recursos podem ser fatores decisivos na tomadas de decisão entre os consumidores. Isso se baseia na afirmação de consumidores de que empresas que se preocupam com o meio ambiente e com os impactos que elas vão trazer ao planeta são mais confiáveis.
Além dessas medidas a nível interno, o investimento em projetos que beneficiem comunidades próximas ao empreendimentos e/ou com impactos coletivos também configuram iniciativas positivas.
Como ações sustentáveis impactam as empresas?
Consequentemente, ter uma atuação engajada influencia positivamente os resultados das organizações. Conforme a pesquisa Nielsen, as marcas sustentáveis cresceram 4% a mais em 2015 do que as que não praticam desse tipo. Globalmente, 65% do total das vendas foi gerado por companhias com responsabilidade social.
Em negócios sustentáveis, minimizar o impacto ambiental é uma busca constante. E existem várias maneiras de diminuir esses efeitos no meio ambiente. Dentre eles estão a reciclagem de lixo e resíduos, a diminuição do uso de papel, a não utilização de copos e outros objetos descartáveis e a reutilização da água, além da diminuição do consumo de energia elétrica.
Por trás de tudo isso está a responsabilidade social — uma forma de levar as atividades empresariais pensando na sociedade e no meio ambiente, sem deixar de lado os indicadores positivos de negócio. Assim, há redução de custo, melhoria da produtividade, e crescimento da receita.
A responsabilidade social corporativa e seu papel na sustentabilidade das empresas
Embora o mundo digital tenha profunda influência ditando grande parte das tendências de responsabilidade social, moldando e formalizando o que se espera em relação a uma postura de maior comprometimento com os impactos que estas companhias geram, este conceito está presente na sociedade há décadas, muito antes das manifestações digitais.
É necessário que as empresas façam mais do que a obrigatoriedade prevista em lei; Para ser socialmente responsável, e repensar a postura adotada a fim de fomentar ações benéficas para toda a sociedade.
Nesse sentido, o desenvolvimento da responsabilidade social dentro de uma companhia deve passar, primeiramente, pela construção da cultura ética organizacional e deve estar orientado para políticas internas e externas.
A responsabilidade social corporativa, portanto, diz respeito à maneira como uma empresa lida com o capital humano, ou seja, com as pessoas, em diferentes esferas e contextos.
De forma geral, é crucial que toda empresa que deseja perpetuar sua marca incorpore em sua estrutura organizacional a prática da responsabilidade social, ciente de que o caminho para o sucesso traz, ainda, inúmeros benefícios à sociedade. Conheça alguns dos benefícios e como o mercado está lidando com essa prática neste blog.
A sua empresa possui ações sustentáveis?
Já pensou em investir em responsabilidade social, ajudar milhares de famílias e ainda ver os números da sua empresa crescerem?
Com a SDW isso é possível! Conheça nossos produtos e projetos e escolha tornar a sua empresa responsável e sustentável
3Comentários
1 em cada 5 crianças em todo o mundo não tem água para atender suas necessidades.
Você sabia que Aqualuz é premiado pela ONU?