Neste domingo, 17 de julho, comemora-se o dia de proteção às florestas. Diante das variações climáticas, tanto de seca ou chuvas em excesso. A utilização de adubo orgânico torna-se uma alternativa quando pensamos em formas de preservação do meio ambiente.

De acordo com ONU as florestas cobrem cerca de 30,6% de toda a superfície terrestres. Nelas estão toda a biodiversidade de plantas e animais que constituem o ecossistema. No entanto às condições climáticas, aquecimento global, efeito estufa, entre outras afetam diretamente esses territórios. Por isso é necessário a busca por alternativas de preservação.

Adubo orgânico é uma alternativa?

Podemos definir como adubo orgânico tudo aquilo que é feito de resíduos, como: vegetais, folhas secas, grama, restos de alimentos, esterco animal e também dejetos humanos, que sofrem decomposição por meio de compostagem.

A adubação com fontes orgânicas fornece muitos benefícios para o solo, pois contém fontes ricas de nitrogênio, potássio e fósforo (também conhecido como NPK). Além de gerar o aumento da capacidade de retenção de água no solo, devido ao maior teor de matéria orgânica.

Assim, através da utilização de adubo orgânico, também é possível ajudar as plantas a melhorar sua adaptação aos fatores de mudanças climáticas.

Como a SDW pode auxiliar na preservação:

A SDW é uma startup de impacto socioambiental reconhecida por instituições como ONU, MIT e UNESCO. Desde 2019 atua levando água e saneamento básico para diversas comunidades do semiárido que sofrem com vulnerabilidade social. 

Em nossas tecnologias e produtos desenvolvidos cooperamos na preservação das florestas. Pois, temos em nossa linha Sanu, alternativas que geram adubo orgânico e promovem a biorremediação da urina.

Conheça-as melhor a seguir:

Sanuseco

Este produto consiste em um banheiro seco, ou seja, que não utiliza água para remover e/ou transportar os dejetos. Ou seja, seu diferencial está no fato de que os dejetos humanos são armazenados em um recipiente para compostagem. Onde passam depois pelo processo de degradação da matéria orgânica, produzindo no processo final, o adubo orgânico, como citado no início. 

Uma vez que os nutrientes dos alimentos ingeridos retornarão para o solo, isso representa um processo de reciclagem de fertilizante. Quando compostados, eles passam pelo processo de mineralização e humificação, aumentando assim a disponibilidade dos nutrientes para o solo que recebe o adubo orgânico.

Dessa forma, além de promover a estrutura de banheiro. O Sanuseco oferece também um adubo orgânico, rico em nutrientes e apto para uso das próprias famílias beneficiadas.

Sanuplant

A princípio é uma solução para o tratamento da urina proveniente do Sanuseco e de águas cinzas. Então esses líquidos são levados por meio de uma tubulação até uma vala com resíduos orgânicos. Nessa vala cheia de galhos e palhas, terá ao seu redor plantas, como bananeiras. 

Do mesmo modo, ao fazer esse processo, a água e os nutrientes do esgoto serão absorvidos. Bem como os restos orgânicos serão degradados pelos microorganismos presentes no solo da vala.

No final temos um solo rico e cheio de nutrientes, que nutre as mudas plantadas ao redor. Assim os frutos podem ser consumidos ou vendidos, gerando renda e alimentos para essas famílias.

O resultado nas escolhas de alternativas 

Em uma data tão importante como o dia da preservação das florestas, é necessário buscar soluções de preservação. Tendo em vista que escolher o adubo orgânico é uma alternativa confiável e enriquecedora.

Ao investir em projetos com a entrega dessas tecnologias para as famílias, podemos ver melhorias na saúde, educação, renda e contribuições para o meio ambiente. Se você deseja promover essas transformações junto com a SDW, entre em contato conosco!

Nos acompanhe nas redes sociais:]

Site: www.sdwforall.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sdwforall

Compartilhe

editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *