Escassez de Água Potável

A água é um recurso natural cuja escassez já é considerada comum no semiárido brasileiro (região formada por grande parte do território dos estados nordestinos e pelo norte de Minas Gerais), em função do fenômeno climático da seca. Esse cenário é normalmente configurado por

  • regimes de chuva não uniforme no espaço e território;
  • altas taxas de evapotranspiração; e
  • solos com baixa retenção hídrica;

Junto aos fatores acima, a seca possui ainda relação muito próxima com a desigualdade social enfrentada pelos moradores do semiárido.

Além do próprio fator da seca, outros pontos como a distribuição da população pelo território e a distância dos núcleos de moradores aos espaços urbanos dificultam a chegada de soluções de distribuição de água potável e de coleta e tratamento de esgoto.

A falta de acesso a esses recursos básicos e a dificuldade de acesso à unidades de saúde tornam ainda mais difícil o cotidiano dessas famílias. Além disso, é algo que vai de contra à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001), que destaca que todas as pessoas, em quaisquer estágios de desenvolvimento e condições socioeconômicas, têm direito a um suprimento adequado de água potável.

Levando em conta os fatores apresentados acima e os prejuízos causados na qualidade de vida dessa parcela da população, a falta de água potável e saneamento básico e seguro para o consumo humano se apresenta como um desafio às políticas que visam o desenvolvimento local sustentável.

Solução

Em primeiro lugar, a busca de tecnologias para a entrega de água potável aos habitantes do semiárido deve ser norteada por soluções alternativas. Também é importante o oferecimento de garantias de sustentabilidade, de forma que as atividades econômicas e sociais desenvolvidas tenham continuação e dinâmicas conviventes com o cenário da seca.

Por isso, a SDW desenvolve dispositivos com soluções baseadas na viabilidade econômica e na sustentabilidade. Os produtos desenvolvidos também contam com diretrizes focadas em

  • materiais sustentáveis e duráveis;
  • longa vida útil;
  • uso e manutenção facilitados;
  • custo baixo ou zero para os beneficiários; e
  • alto impacto socioambiental.

Mas qual dispositivo é o mais indicado?

Em áreas rurais, onde o acesso à água potável é precário, é comum os moradores usarem cisternas para captar a água que cai do céu. Mas para ter garantia total que esta água não terá contaminantes é preciso buscar soluções inteligentes. Isso acontece porque, mesmo retendo água de chuva, se os cuidados adequados com a cisterna não forem tomados, a água pode ser contaminada por microorganismos.

Por isso, a SDW desenvolveu o AQUALUZ: um sistema de purificação e desinfecção de água de cisternas por meio da radiação solar.

O aparelho é uma caixa de inox com uma placa de vidro que fica acoplado na bomba da cisterna.

A água, então, é bombeada da cisterna, através de uma mangueira de encanamento, para dentro do Aqualuz ( se a cisterna não possuir bomba, a água pode ser inserida com um balde). Após essa etapa, a água fica exposta ao sol na caixa de inox, onde recebe os raios solares e é tratada.

Quando alcançar a temperatura de tratamento, um adesivo no fundo do equipamento fará a mudança da cor preta para a vermelha. Junto ao tempo de ciclo indicado (que é estudado para cada localidade), isto indica ao usuário que a água pode ser retirada e consumida.

Após retirar a água, um novo ciclo pode ser iniciado e mais água pode ser tratada.

Resultado

Ao longo dos quase 2 anos de mercado que temos, já conseguimos levar água potável para mais de 470 famílias no semiárido brasileiro com essa tecnologia.

São mais de 2000 pessoas com acesso à água nos parâmetros de qualidade, e o melhor: com um equipamento que pode fornecer este benefício por até 20 anos! Graças ao Aqualuz, tudo isso é possível.

Em decorrência da entrega da água potável as famílias também ganham em fatores como saúde, educação e renda, por exemplo. Em outras palavras, o impacto da entrega do Aqualuz é ainda maior do que a própria água potável. Você ainda pode conhecer mais sobre os impactos alcançados pela SDW aqui.

Saiba mais

Confira mais de nossos dispositivos e projetos através do Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

ou

Acesse o nosso site: https://www.sdwforall.com.br/

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *