A SDW é uma startup de impacto social que busca mudar a vida de bilhões de pessoas que sofrem sem acesso à água e saneamento. E para nós, a água é uma forma de mudança para que bilhões de pessoas tenham dignidade. Nosso trabalho já impacta a vida de milhares de brasileiros e dá a eles mais qualidade de vida.

Não existe vida sem água! Por isso, não é difícil imaginar como o dia a dia de inúmeras famílias passa a ser mais difícil por causa da falta de acesso a recursos básicos e a dificuldade de acesso às unidades de saúde, não é mesmo?

Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001), todos devem ter o direito de possuir água potável, mesmo que as condições para isso sejam baixas.

A nossa Missão

Nossa missão prevê o desenvolvimento de tecnologias hídricas que levem mais saúde e qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade. Fazemos isso por acreditar que a água é um veículo de mudança para a vida de bilhões de pessoas . Dessa forma, oferecemos tecnologias para melhorar o acesso à água e saneamento com nossos produtos e projetos. O impacto chega a âmbitos como educação, renda e saúde.

Nossos projetos já beneficiaram mais de 520 famílias, em 6 estados do país. Além disso, já totalizam 20 milhões de litros de água potável até o fim dos projetos.

A nossa Metodologia

Sabemos que para que a transformação aconteça de forma efetiva na vida das famílias a simples entrega dos produtos não é suficiente.

Dessa forma, desenvolvemos uma metodologia de projeto social que contempla desde o conhecimento das famílias e de suas realidades até o acompanhamento do uso dos produtos.

Conheça a seguir quais são as etapas que compõem nosso projeto social e entenda a importância de cada uma delas.

Etapa 1 da Metodologia: Diagnóstico

É a primeira etapa do projeto e acontece para que a SDW possa conhecer a comunidade e entender as suas necessidades.

Nossa equipe se desloca até as comunidades que serão beneficiadas e visita cada família. Nessas visitas coletamos dados sociais, econômicos, de saúde, educação e renda das famílias. Esses dados serão utilizados para moldar as demais etapas do projeto e para permitir acompanhar o impacto de forma mais assertiva.

As famílias visitadas são cadastradas e, caso aptas, são beneficiadas com uma de nossas tecnologias na próxima etapa.

Etapa 2 da Metodologia: Capacitação e Implantação

Nessa fase, nossa equipe retorna às comunidades e os beneficiários anteriormente cadastrados recebem orientações sobre o uso, operação e manutenção da tecnologia. A equipe fala também sobre a importância do manuseio dos recursos hídricos, destacando os benefícios da água potável para o consumo humano, o acesso ao saneamento básico e o gerenciamento de resíduos sólidos. 

Antes do período pandêmico as capacitações eram realizadas com todos os beneficiários, em espaço amplo e em formato de palestra. Uma vez que a pandemia teve início, os projetos realizados incorporam a capacitação de forma individual, para cada família, e seguindo todos os protocolos de segurança necessários. Cada família recebe também uma cartilha de uso do equipamento.

Após receber as informações necessárias, a equipe dá início à implantação do equipamento em si. No caso do Aqualuz, ele é montado, higienizado e alocado na cisterna, já deixando pronto para o primeiro uso.

No modelo pré-pandêmico, nossa equipe se direcionava para as casas após a capacitação em grupo afim de realizar a implantação junto com as famílias, para que aprendam de forma prática como usar o equipamento.

Atualmente, ambas as etapas são realizadas na mesma visita.

Além dessas atividades, há também a assinatura do termo de recebimento das tecnologias e coleta de dados e imagens e vídeos com os beneficiários. Em uma porcentagem das residências são realizados testes que comprovem a eficiência do equipamento. Considerando um projeto de entrega do Aqualuz, são feitos testes de potabilidade da água.

Etapa 4 da Metodologia : Monitoramento

O monitoramento se divide em duas etapas, a de monitoramento remoto e a in loco. No remoto, pessoas das próprias comunidades mapeadas anteriormente e devidamente treinadas realizam visitas às famílias beneficiadas e coletam dados, costumeiramente nos 3 meses após a implantação. Já no in loco, que costuma acontecer com um prazo maior, nossa equipe retorna para realizar uma última visita aos beneficiários e coletar mais dados.

Ambos os monitoramentos se baseiam em 3 pilares:

  1. Revisão: Continuar trazendo informações de importância do saneamento para a vida das famílias e sobre orientações de uso e operação das tecnologias;
  2. Acompanhamento: Auxiliar as famílias a tornar o uso das tecnologias um hábito e compreender como os produtos entregues estão se inserindo no cotidiano dessas pessoas;
  3. Manutenção: Caso seja necessário, realizamos manutenções corretivas para que os equipamentos continuem em sua melhor forma.

Além dos pilares básicos, as informações coletadas nos auxiliam na mensuração do impacto e as opiniões dos usuários norteiam as melhorias realizadas em nossas tecnologias.

É durante esse processo também que são feitas novas análises de água, para confirmar à comunidade e ao contratante a eficiência do equipamento. 

Entregas do Projeto

  • Relatórios: Ao final de cada etapa é elaborado um relatório de impacto que descreve o que foi realizado na etapa e que traz as informações coletadas. Nas etapas de implantação e monitoramento são entregues também relatórios das análises feitas em capo e suas conclusões;
  • Fotos: Todas as etapas contam com registros fotográficos das atividades realizadas e comunidades visitadas. As melhores são mapeadas e entregues aos nossos clientes;
  • Vídeos: Cada etapa ganha um vídeo que resume o que foi realizado de forma ilustrativa;
  • Sistema: Os clientes possuem acesso a um sistema que permite uma visualização mais dinâmica das informações dos projetos.

O que essa metodologia significa?

A SDW oferece muito mais do que tecnologia, pois todos os projetos são pensados em cada etapa.

Cada uma contribui para um projeto de sucesso, impactando de forma positiva a vida de milhares de pessoas! 

A sua empresa precisa de Projetos de Responsabilidade Social?

 A SDW tem as melhores e mais completas soluções para montar o seu projeto social de água e saneamento.

Você sabia que quase 90% da população brasileira prefere empresas com projetos sociais bem definido e que isso é um fator decisivo na decisão de compra? Leia aqui.

Saiba mais

Confira mais de nossos dispositivos e projetos através do Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/ ou acesse o nosso site: https://www.sdwforall.com.br/

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *