Há uma correlação direta entre as atividades das empresas e as reações ambientais. Descubra como o meio ambiente e as empresas se relacionam.

As empresas exercem um papel muito importante quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade. 

O desenvolvimento econômico é um gerador direto de impactos ambientais. No entanto, de acordo às novas tendências de mercado e exigências do comportamento do consumidor, é necessário focar em eliminar, diminuir e reverter as consequências de ações prejudiciais ao meio, adotando posturas mais sustentáveis, transformando o cotidiano e a mentalidade dos cidadãos, colaboradores, processos de produção e demais entidades.

O poder das empresas no meio ambiente

As empresas são uma ferramenta fundamental no alcance do desenvolvimento sustentável, pois elas estão alinhadas intrinsecamente ao progresso econômico da nação.

Inúmeros casos de impactos ambientais são associados a elas: efeito estufa, queimada, desmatamento. Isso porque diversos líderes de organizações enxergam que adotar modelos sustentáveis para sua produção é um investimento alto e não compensatório. No entanto, o mercado tem mostrado que o comportamento do consumidor durante os anos vem mudando e a chegada da Geração Z representou o quanto medidas sustentáveis são necessárias.

A Geração Z

A geração Z tem mudado e influenciado o comportamento de compra das pessoas, de diferentes idades, ao redor do mundo. Dessa forma, eles tem ditado as novas regras do mercado, como pode ser observado nos dados a seguir:

– 75% dos jovens afirmaram que comprariam ou consideraram adquirir produtos de uma marca que apoiasse causas sociais.

– 65% afirmaram que estão dispostos a boicotar marcas que não carregam estes mesmos valores.

ESG como ferramenta sustentável

A sigla para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança), é usada para avaliar práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Assim, ESG é utilizado para informar quanto um determinado negócio está a buscar meios de diminuir seus impactos ambientais na sociedade, impulsionando a formação de um mundo mais consciente e justo para as pessoas ao redor e mantendo os melhores processos administrativos. 

Além de ser um grande mercado para investimentos, tendo alcançado a casa dos bilhões no Brasil, adotar iniciativas sustentáveis aumentam a credibilidade da sua empresa no mercado. A confirmação disso está em um resultado de estudo da Nielsen:

81% dos consumidores acreditam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente.

+60% dos consumidores estão muito ou extremamente preocupados com a poluição do ar, da água, uso de embalagens, resíduos de alimentos, etc.

Como empresas podem iniciar neste novo mercado?

Após os dados apresentados, é possível evidenciar como as empresas e o meio ambiente se relacionam, e o quanto eles podem trabalhar juntos de forma não exploratória.

Investir em mercados socioambientais atualmente se tornou um oceano de oportunidades. No Brasil, mesmo com grandes números já levantados, o mercado de ESG ainda está sendo pouquíssimo explorado.

Por isso, nós da SDW nos apresentamos como a possibilidade capaz de elevar os índices potenciais de ESG e SROI das empresas. Isso é feito por meio de tecnologias e projetos sociais capazes de transformar a realidade de inúmeras famílias de comunidades carentes e ainda combater os problemas de saneamento básico vividos na região.

Essa medidas transformam o meio ambiente?

Todos os anos milhares de pessoas morrem em decorrência de doenças hídricas causadas pela falta de tratamento de água e esgotamento sanitário no semiárido.

A SDW já impactou a vida de mais de 13 mil pessoas, levando não somente água potável e saneamento básico, mas esperança de que o futuro pode ser um lugar melhor.

Fique agora com o relato de uma beneficiária dos projetos SDW. Veja o quanto ajudar nossa causa pode mudar a vida das pessoas:

Site: www.sdwforall.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sdwforall

3Comentários

  • Monique Borges, 29 de janeiro de 2022 @ 09:15 Responder

    Muito bom

  • creación de cuenta en Binance, 7 de julho de 2024 @ 23:29 Responder

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  • woodcockkienzlelsj8o9+7v01pp9b6iei@gmail.com, 19 de julho de 2024 @ 08:26 Responder

    voluptas molestias omnis sint et ut consequuntur dicta amet optio ea eum et iste hic dolore quisquam est enim. at in corrupti ea omnis dignissimos eveniet omnis. non officia qui voluptas ut earum sed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *