Saneamento Básico
Saneamento básico são ações capazes de mudar o meio ambiente e a sociedade, ou seja, são metodologias adotadas que melhoram questões como o abastecimento de água, a coleta de esgotos, o controle de doenças e etc. Portanto, seu objetivo é levar um nível melhor de qualidade de vida para as pessoas.
As ações voltadas para o saneamento básico se dividem em quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manuseio de resíduos sólidos e drenagem de águas da chuva. Uma vez que todos esses eixos afetam diretamente outros âmbitos sociais, as medidas aderidas no setor de saneamento atingem a saúde das pessoas e do meio ambiente, os gastos públicos, a economia, a educação, a oferta de imóveis e o turismo.
Abastecimento de água
A água é vital para a alimentação, preservação da saúde e higienização, ou seja, ela é uma questão de saneamento básico e precisa ser ofertada a todas as pessoas. Portanto, é importante ter um sistema de abastecimento eficaz, com etapas de captação, tratamento e a distribuição adequadas, para assim, haver água de qualidade e em quantidades suficientes para atender às necessidades básicas, como consumo, higienização e utilização nas plantações.
Esgotamento sanitário
O SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) é um sistema de infraestrutura, obras e serviços com o objetivo de coletar, transportar e tratar os esgotos domésticos a fim de evitar a proliferação de doenças e poluição das reservas hídricas, evitando a contaminação e infecções da comunidade da região.
Devido à mudança de estrutura da água, após seu uso, qualquer tipo de consumo realizado sem tratamento pode causar doenças graves. Por isso é necessário que a água esteja ligada à um sistema de esgotamento sanitário.
Manuseio de resíduos sólidos
LIXO é todo objeto que, após ser usado, não serve mais. Sem alternativas de tratamento ou recuperação decorrentes de questões tecnológicas ou econômicas viáveis, e como resultado será descartado.
RESÍDUO é um material que após seu uso prioritário, pode ganhar outras utilidades, se tornando outro produto mais útil.
Mesmo o lixo sendo um material dispensado devido à sua falta de utilidade, é preciso ainda realizar a dispensa de forma adequada, sem que provoque prejuízos à saúde ambiental e das pessoas.
Em ambos os casos, o bom gerenciamento deste resíduos é recomendado, passando por etapas como: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externo, disposição final.
Drenagem Urbana
É um sistema de manejo de água das chuvas, desenvolvido pelo poder público do município, responsável por coletar e escoar para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais, todo o recurso hídrico captado.
A criação de um sistema de drenagem de chuvas é uma questão de saneamento básico, pois as pessoas podem sofrer com contaminações pela água e inundações em suas casas, devido à falta de infraestrutura adequada para um escoamento correto.
A importância do Saneamento Básico
Como visto, o Saneamento Básico abrange serviços e infraestruturas, os quais atendem a rotina de uma pessoa, por exemplo: o acesso à água potável, o tratamento de esgotos e a coleta e o descarte adequados de resíduos. Todos estes são necessários, pois evitam uma série de problemas ambientais e incidência de doenças como a diarreia, que mata mais de meio milhão de pessoas todos os anos no mundo.
Contudo, mesmo com dados que comprovam a importância da assistência e necessidade de saneamento básico em todo o mundo, ele continua sendo um grave problema em diversos países. N Brasil, por exemplo, cerca de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável, e quase 100 milhões não tem coleta de esgoto.
A SDW na luta pelo saneamento básico
Pensando em mudar este quadro, a SDW desenvolve soluções de saneamento básico para as áreas rurais, onde por diversas vezes a população vive em invisibilidade social e não possui o mínimo acesso à água potável, esgotamento sanitário e um banheiro adequado para uso.
A SDW trabalha atualmente com 5 tecnologias:
➡ Aqualuz: dispositivo de tratamento de água das chuvas, através da energia solar. Primeira tecnologia a ser criada no mundo e premiado pela ONU.
➡ Aquapluvi: lavatório com pedais, usado em meios coletivos e espaços públicos, no combate ao coronavírus e outras doenças veiculadas através das mãos.
➡ Sanuplant: sistema de tratamento de águas cinzas e/ou amarelas com plantas. Utilizado em regiões semiáridas com falta de esgotamento sanitário.
➡ Sanuseco: sistema de banheiro sem uso de água na deposição e transporte dos dejetos, com compostagem dos resíduos. A compostagem transforma o material em adubo para a plantação.
➡Aquasalina: dessalinizador solar de água voltado para água salina ou salobra; (em desenvolvimento).
Além disso, trabalhamos na criação de projetos sociais para as regiões onde sua empresa possa atuar, realizamos consultorias de saneamentos e laboratórios socioambientais.
O nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para as famílias e assim reduzir os gastos na saúde.
Ficou interessado? Entre em contato conosco pelos nossos meios abaixo ou nos siga para acompanhar nosso trabalho:
Site: www.sdwforall.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/
2Comentários
Você conhece o SROI e sua importância em projetos sociais?
Crise hídrica no Brasil: como fica a água potável neste cenário?