Você já se imaginou vivendo sem água tratada e sem acesso à coleta e tratamento de esgoto? Infelizmente, esse cenário é real para muitas famílias no Brasil. Apesar disso, o incentivo em soluções sustentáveis têm ganhado espaço para melhorar o saneamento básico no Brasil. Proporcionando uma realidade diferente para essas pessoas.

Em julho de 2020 foi aprovada a sanção da Lei n° 14.026, o Novo Marco Legal do Saneamento básico, que estabelece como meta a universalização do saneamento até 2023. De tal modo ele possibilita que haja segurança jurídica tanto para empresas privadas quanto públicas.  

Norte e Nordeste: regiões mais afetadas pela falta de saneamento básico

Definido como um direito garantido pela Constituição Federal, o saneamento básico no Brasil não é uma realidade para todos. O mesmo é definido por um grupo de serviços fundamentais, tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. 

Atualmente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e cerca de 100 milhões não possuem serviço de coleta e tratamento de esgoto. E nessas estatísticas o norte e nordeste do país são as regiões mais afetadas.

Dados do Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) da Universalização do Saneamento, realizado em 2019, destaca que a região Norte possui a pior cobertura com apenas (8,7%) e logo atrás a região Nordeste com (16,61%).

Essas taxas também confirmam que essa população é a que mais sofrem com doenças de veiculação hídrica devido à falta do acesso à água tratada. 

Soluções sustentáveis da SDW que auxiliam na melhoria do saneamento básico

Soluções sustentáveis para a melhoria do saneamento básico no Brasil apontam diretamente para as problemáticas no abastecimento e tratamento da água e o esgotamento sanitário. E a SDW possui algumas tecnologias que auxiliam na melhoria do saneamento básico para famílias, são elas:

No que diz respeito ao tratamento da água, temos:

Criança ao lado do Aqualuz

O Aqualuz, nosso principal produto, foi premiado pela ONU e a UNESCO. É um sistema de purificação e desinfecção de água de cisternas por meio da radiação solar com 20 anos de durabilidade.

O Aquasalina, um dessalinizador de baixo custo (em desenvolvimento) capaz de transformar a água salina e/ou salobra própria para o consumo usando um mecanismo similar ao do Aqualuz.  

No quesito esgotamento sanitário, abrangendo a coleta e tratamento de esgoto, é possível ter uma melhoria com a destinação adequada dos resíduos sanitários, contemplada pelo Sanuseco, um banheiro sem uso de água para transporte e diluição dos dejetos, em que todo material sólido depositado nele se torna fertilizante por meio da compostagem.

banheiro seco
Imagem de fundo do Sanuseco e a instalação do sanuplant

Sanuplant, sistema de tratamento de águas cinzas e/ou amarelas com plantas, que recebe a urina proveniente do Sanuseco, completando o ciclo de saneamento residencial. 

Soluções sustentáveis uma alternativa viável

Diante disso, para melhoria do saneamento básico no Brasil, as soluções sustentáveis são uma alternativa viável a curto prazo, visando garantir que a população tenha esse direito assegurado e possa ter acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto e outros serviços fundamentais que compõem o saneamento básico. 

A SDW auxilia na garantia desse direito, através da distribuição e implantação de suas tecnologias, como o Aqualuz, Aquasalina, Sanuseco e Sanuplant. Tais produtos são entregues por meio de projetos socioambientais que geram inúmeros benefícios para a comunidade contemplada e para as empresas que investem.

Deseja alavancar o posicionamento da sua empresa, investindo em soluções sustentáveis e ainda garantir saneamento básico para comunidades necessitadas? 

É só clicar aqui

Nos acompanhe nas redes sociais:]

Site: www.sdwforall.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sdwforall

2Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *