Conheça agora as principais tecnologias aplicadas à gestão ambiental

A preocupação com o meio-ambiente, causas sociais e o impacto humano nos recursos naturais é cada vez maior na sociedade. Por isso, diversas empresas têm adotado profissionais de gestão ambiental para promover projetos de preservação e sustentabilidade.

O que é gestão ambiental?

Foto Ilustrativa

Gestão ambiental é a atividade relacionada ao uso inteligente dos recursos naturais. Assim, cabe ao profissional de gestão ambiental estar atento aos impactos que podem ser causados no meio ambiente, para assim propor medidas e tecnologias capazes de reduzir os danos e disseminar práticas sustentáveis.

Dentro deste setor é ainda preciso equilibrar os interesses empresariais e as necessidades ecológicas, a fim de encontrar um denominador comum. Isso porque, dependendo do ramo em que o negócio está inserido, pode haver muitos processos nocivos à natureza, o que impõe desafios importantes para que as operações sejam realizadas de maneira a gerar o menor passivo ambiental possível. 

O que são tecnologias sociais?

Aqualuz

São tecnologias que se propõem a atuar sobre um problema social, podendo reduzir desigualdades, e se tornar imprescindíveis dado seu benefício para a sociedade. Ou seja, são tecnologias aplicadas à gestão ambiental e que trazem melhor qualidade de vida para quem faz uso.

Assim, elas são aplicadas quando:

– seus valores estão informados para o desenvolvimento da sociedade e não do mercado;

– apresenta baixo custo, é sustentável, reaplicável ou ajuda na promoção da autonomia dos envolvidos, sobretudo nos casos onde o acesso aos direitos está em jogo.

Tecnologias SDW

A SDW é uma startup de impacto socioambiental que desenvolve tecnologias aplicadas à gestão ambiental capazes minimizar problemas sociais e vulnerabilidades vivenciadas pelas comunidades no semiárido brasileiro. Atualmente ela possui 4 dispositivos que atendem esta população e possui mais 2 que serão lançados em breve.

Confira agora os produtos SDW e suas funções:

Tecnologia Aqualuz

Família Beneficiária

Ideia vencedora do Prêmio Jovens Campeões de 2019, pela ONU, o Aqualuz é a única solução em tecnologia do mundo em tratamento de água de cisternas, através da energia solar.

Baseada no sistema SODIS (método de desinfecção de água de baixo custo, por meio de raios ultravioleta), o Aqualuz utiliza somente radiação solar para purificar a água em 100%, dos seus patógenos. Além disso, possui vida útil de 20 anos, não possui aditivos químicos e ainda trata cerca de 30 litros de água por dia.

Mesmo com milhões de famílias tendo acesso a água de cisternas, no semiárido, as queixas de doenças por água contaminada são grandes. São mais de 35 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL SEM ACESSO À ÁGUA POTÁVEL, o que promove a proliferação de doenças de veiculação hídrica, promovendo milhares de mortes todos os anos .

Logo, o Aqualuz surge como uma das tecnologias aplicadas à gestão ambiental capazes solucionar um dos grandes problemas vividos no semiárido: a contaminação por veiculação hídrica.

Tecnologia Sanuseco

Sanuseco

De acordo com a OMS, 1 bilhão de pessoas no mundo não possuem acesso a banheiros em suas residências. Somente no Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas também não têm este acesso, o que acaba promovendo a prática da defecação a céu aberto e consequentemente a proliferação de doenças, que por vezes levam à morte. Analisando estes dados e buscando minimizar os problemas da sociedade trazendo mais qualidade de vida e dignidade, a SDW criou o Sanuseco.

O Sanuseco é uma das tecnologias aplicadas à gestão ambiental que utiliza o método do banheiro seco (sem uso de água), e todo material sólido depositado nele se torna adubo para a plantação por meio da compostagem de resíduos. Além da estrutura, com este produto e possível ainda usar o banheiro sem gastos de água e ter a gestão adequada dos resíduos gerados.

Todos os anos, mais de 360 mil pessoas morrem no mundo por diarreia, que é uma doença altamente evitável. No entanto, sem alternativas de saneamento básico, as pessoas acabam sendo expostas a problemas como cóleras, hepatites, febres, entre outras mazelas; devido ao contato com fezes que são depositadas a céu aberto devido a falta de estruturas sanitárias adequadas. Logo, o Sanuseco chega para resolver essa situação, trazendo mais saúde e dignidade às famílias.

Tecnologia Sanuplant

Círculo de Bananeira do Sanuplant

Quase 100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto em suas residências, promovendo várias doenças através de despejos a céu aberto e poluição dos solos. Diante disto, a SDW apresenta uma solução: O Sanuplant.

De baixo custo e fácil implementação, o Sanuplant é uma solução para o tratamento de águas cinzas e amarelas no semiárido através da tecnologia do círculo de bananeira. Simples, eficiente, seguro e sustentável.

A urina proveniente do Sanuseco, e outros resíduos hídricos vindos de chuveiros, lavanderias e cozinhas, por exemplo, são levados por meio da tubulação residencial até uma vala previamente preparada com impermeabilização e recebimento de matéria seca. Ao redor da vala são implantadas mudas de plantas de folhas largas, como bananeiras e taiobas, que serão responsáveis pelo consumo de parte dos nutrientes e pela evapotranspiração do resíduo hídrico, devolvendo de forma sustentável ao meio.

O resultado é um melhor aproveitamento do solo, agora rico em nutrientes; a reutilização da águas do esgoto, que agora nutrem plantas; e ainda o incentivo da comercialização de todo o produto cultivado ali, que está livre de patógenos e pode ser consumido sem riscos de doenças.

Tecnologia Aquasalina

Água Salobra – Ilustração

O Aquasalina é um dessalinizador solar de baixo custo, capaz de transformar a água salobra em própria para o consumo apenas com a luz do sol.

O produto está em sua última fase de testes e brevemente será lançado no mercado e já mas promete ser um agente de transformação para diversas famílias de zonas rurais que sofrem com a escassez de água e fazem uso de poços comunitários para consumo de água.

Junte-se à SDW

Beneficiária do Aqualuz

2022 chegou recheado de desafios e para nós da SDW este é só mais um combustível para fazermos deste ano o melhor em resultados sociais. Pensando nisso, nós gostaríamos de convidar você a ser nosso parceiro nessa jornada.

A sua empresa já trabalha com projetos sociais? Nós da SDW desenvolvemos tecnologias aplicadas à gestão ambiental juntamente com planos estratégicos capazes de impulsionar o SROI da sua marca e fazê-la ser vista no mercado através de iniciativas de ESG.

Você cresce e ainda ajuda a transformar milhares de vidas no sertão.

Entre em contato conosco pelos nossos canais e marque uma reunião para conhecer mais sobre o nosso trabalho. Ajude a salvar milhares de famílias da pobreza eminente.

Site: www.sdwforall.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/sdwforall/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sdwforall

Compartilhe

editor

2Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *